HomeNotícias > Detalhe

Notícias

Restauração aprovada pelo IPAC

27/03/2017

O casarão onde funciona o Espaço INB em Caetité é testemunha de boa parte da história da cidade. Conforme descrito no inventário do Acervo Cultural do Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (Ipac), esse é um sobrado de relevante interesse arquitetônico, que sobreviveu aos anos e aos mais diversificados usos e que, ao ser restaurado, voltou a exibir toda a sua exuberância. 
 
Durante visita ao Espaço INB, realizada no ano passado, o diretor de Projetos Obras e Restauros do Ipac, Felipe Musse, aprovou o estado de conservação do prédio e as intervenções feitas. “No Espaço INB foi feita uma intervenção de grande qualidade, de muito bom senso, que preservou as características antigas do imóvel e pode adequá-lo a nova demanda que este centro cultural se propõe”, afirmou. 
 
Musse destacou que do ponto de vista técnico, a requalificação feita nos fundos da casa e junto à cozinha são muito especiais. “É muito agradável. É um local a ser visitado em Caetité”, disse parabenizando a INB pelo Espaço. “Realmente é um exemplo que vai ser usado como referência nas conversas que eu tiver daqui para frente”.
 
Um pouco da história
 
Já nos registros fotográficos de 1910, o casarão aparece imponente na Praça da Catedral. No entanto, não é conhecido com exatidão o ano da construção, mas por suas características parece datar de meados do século XIX. 
 
Em 1885, ao se estabelecer em Caetité, o Dr Deocleciano Pires Teixeira (pai de Anísio Teixeira) comprou o imóvel (provavelmente da Intendência Municipal) para instalar sua sogra, Constança Pereira Spínola e as cunhadas Aidê e Priscila de Souza Spínola. 
 
Em 1935, com a morte da última proprietária, dona Ana de Souza Spínola Teixeira, terceira mulher de Dr Deocleciano, herda o sobrado. A partir deste ano o sobrado passa a abrigar a Iris Pensão, que em 1954, foi reinaugurada com o nome de Caetité Hotel. 
 
Em 1944, com a morte de dona Ana, o sobrado passou por herança a sua filha Celsina Spínola Teixeira Gomes Ladeia, que cedeu este imóvel para a Associação Senhoras de Caridade de Caetité. Em 2009, a INB alugou o imóvel e promoveu a reforma e o restauro do sobrado. Em 21 de maio de 2010, foi inaugurado o Espaço INB neste local. Desde então, mais de 35 mil visitantes já passaram pelas instalações podendo conferir de perto parte do passado da cidade em sintonia com o presente.
 
Desde 2008, Caetité possui imóveis tombados pelo Ipac em função do interesse histórico e artístico tanto para a cidade quanto para a Bahia. O Casarão que abriga o Espaço INB está em processo de tombamento pelo Ipac. “Cada um desses imóveis conta um pouco da história do que é Caetité, faz parte da identidade do povo não só daqui, mas do povo da Bahia, pois temos filhos ilustres dessa cidade que marcaram a história baiana”, explicou.
COMPARTILHE NAS MÍDIAS SOCIAIS:

Espaço INB: Praça Catedral, 23 - Centro de Caetité | Telefone: 77-3454.3600
Horário de funcionamento: de terça a sexta, das 9h às 12h e das 14h às 17h.