HomeNotícias > Detalhe

Notícias

INB em Resende promove Semana da água com comunidade e colaboradores

22/03/2024

A Indústrias Nucleares do Brasil (INB) promoveu, entre os dias 18 e 21 de março, a Semana da Água com atividades com a comunidade do entorno da Fábrica de Combustível Nuclear (FCN) e empregados e estagiários. Foram realizadas visitas com estudantes à Estação de Tratamento de Água (ETA) de Engenheiro Passos, distrito de Resende, e atividades pedagógicas, além de seminários com colaboradores da Fábrica.

O evento da INB, promovido pelo Programa de Educação Ambiental (PEA), integra a programação da Jornada da Água 2024, organizada pela Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico – ANA que definiu como o tema do ano “A Água nos Une, o Clima nos Move”, em celebração ao Dia Mundial da Água, e contou com a participação da concessionária Águas das Agulhas Negras e do Comitê de Bacias Médio Paraíba do Sul (CBH), entre outras instituições.  

De acordo com a responsável pelo PEA na INB, a bióloga Flávia Pires, o objetivo final em relação à realização das atividades propostas foi atingido. “As atividades foram idealizadas para provocar os diversos públicos a uma reflexão e mudança de comportamento. Nossa intenção era fortalecer a cultura ambiental na região da INB Resende, que atua como uma empresa engajada e preocupada com o meio ambiente”, disse a bióloga. 

A primeira atividade aconteceu com alunos da Escola Municipal Augusto de Carvalho, em Engenheiro Passos, distrito de Resende/RJ, no dia 18/03. Estudantes do 5º ano do ensino fundamental fizeram uma visita técnica à Estação de Tratamento de Água do distrito e foram recebidos por representantes da concessionária Água das Agulhas Negras. A assessora de comunicação da concessionária, Priscila Berbert, destacou que parcerias como essa, promovida pela INB, fomentam ainda mais o desenvolvimento sustentável. “Eu acredito que quando unimos as forças para ações como essa, conseguimos levar uma representatividade ainda maior e tornar isso mais acessível para população, e principalmente para as escolas, que é o público que estamos alcançando hoje”, disse. Na parte da tarde, a INB também esteve na mesma escola, promovendo uma atividade pedagógica com estudantes do ensino fundamental. 

Na sequência, entre os dias 19 e 21 de março, foi promovido o Seminário “A Água nos Une, o Clima nos Move”. Os temas tratados foram: “Monitoramento da qualidade das águas: Resultados e desafios do Grupo de Trabalho de Monitoramento do CBH – Médio Paraíba do Sul”, “Panorama do sistema de saneamento básico do município de Resende”, “Tratamento de água e esgoto na FCN” e “Gestão de Água na Indústria: Estudo de Caso da Fábrica de Combustível Nuclear”. 

 

COMPARTILHE NAS MÍDIAS SOCIAIS:

Espaço INB: Praça Catedral, 23 - Centro de Caetité | Telefone: 77-3454.3600
Horário de funcionamento: de terça a sexta, das 9h às 12h e das 14h às 17h.