A Indústrias Nucleares do Brasil – INB recebeu, no dia 5 de novembro, a visita do ministro-chefe do Gabinete de Segurança Institucional (GSI) da Presidência da República, general Marcos Amaro. O ministro teve a oportunidade de conhecer as instalações da Fábrica de Combustível Nuclear, em Resende/RJ, e acompanhar de perto alguns dos processos e as medidas de segurança implementadas na produção de combustível nuclear.
Dentre as competências do GSI, está coordenar as atividades do Comitê de Desenvolvimento do Programa Nuclear Brasileiro, por meio de sua Secretaria de Acompanhamento e Gestão de Assuntos Estratégicos.
“Impressionante o trabalho realizado aqui. Tem uma importância enorme para a soberania e autonomia brasileira nessa área nuclear, no processamento e na produção de combustível. Então, é uma necessidade que temos de divulgar o trabalho realizado aqui”, diz o ministro.
Amaro conta sobre o objetivo da visita: “nosso trabalho é procurar divulgar a importância do trabalho que se realiza aqui, em todo ciclo de produção do combustível nuclear da INB. Procuramos conhecer um pouco melhor as pessoas, o que estão fazendo e a relevância desse trabalho”, explica.