HomeNotícias > Detalhe

Notícias

Tradição e cultura invadem a praça da Catedral em Caetité

12/01/2018

Caetité sedia no domingo (14/01/17) o 1º Encontro de Violeiros e o XXXII Encontro de Terno de Reis da região, que reúne reiseiros de Caetité, da zona rural e de cidades vizinhas, a exemplo de Igaporã e Guanambi. Os grupos de reseiros, com seus instrumentos musicais, danças e músicas típicas, visitaram as casas de suas comunidades até o dia 6 de janeiro. Agora é chegada a hora de todos os grupos se reunirem para os festejos na cidade.

O encontro originalmente era realizado pela Rádio Educadora Santana de Caetité desde 1986, com a apresentação do radialista Luiz Benevides. Com o passar do tempo, essa tradição que traz alegria, fé e reconhecimento para o sertanejo ganhou uma ênfase maior e o apoio da prefeitura e de outras instituições e empresas. A INB, como empresa inserida no contexto da região, também apoia o Encontro e o grupo de Terno de Reis da comunidade de Riacho da Vaca.

O Encontro de Terno de Reis em Caetité acontece no segundo domingo do mês de janeiro. E, este ano conta com uma novidade: o Festival começa no sábado à noite com o 1º Encontro de Violeiros, às 19h no Anfiteatro da Praça da Catedral, com músicos de toda a região que irão dar um maior brilhantismo ao evento. No mesmo dia, no Cine Teatro Anísio Teixeira será lançado o documentário “Tudo tem o seu tempo”, longa metragem de 90 minutos que retrata a cultura do Terno de Reis, com personagens da comunidade do Riacho da Vaca, zona rural de Caetité. O filme foi produzido pela produtora Olho de Peixe Filmes em parceria com o Governo do Estado da Bahia.  Já no domingo, o Festival de Terno de Reis começa às 8h com chegada a Praça da Catedral e a bênção dos Reiseiros. A programação promete se estender até as 16h com a apresentação de sanfoneiros e zabumbeiros.

    

COMPARTILHE NAS MÍDIAS SOCIAIS:

Espaço INB: Praça Catedral, 23 - Centro de Caetité | Telefone: 77-3454.3600
Horário de funcionamento: de terça a sexta, das 9h às 12h e das 14h às 17h.