HomeNotícias > Detalhe

Notícias

Espaço INB em Caetité comemora 10 anos

18/05/2020

Dedicado à ciência, tecnologia e cultura, o Espaço INB de Caetité/BA completou sua primeira década, no dia 17 de maio. Nesse período já se tornou um tradicional ponto de visitação da cidade, sendo citado pelo site guia de viagens TripAdvisor como uma das três melhores opções de “O que fazer em Caetité?”. Para celebrar a data e romper os limites das visitas presenciais - que estão suspensas no momento em função da pandemia do Coronavírus -, a Indústrias Nucleares do Brasil - INB lança a primeira visita virtual ao Espaço INB, permitindo até mesmo que pessoas distantes da região conheçam o centro de visitantes.

O passeio virtual está disponível no canal da empresa do YouTube e no site da INB, na seção Galeria de Vídeos, e conta a história do casarão que abriga o Espaço INB e também traz uma amostra de cada uma das exposições disponíveis no local. Como por exemplo, a que conta a história de Caetité e a do Ciclo do Combustível Nuclear, enfatizando as questões que são próprias da empresa na região: o urânio, a mineração na Bahia, a radiação, a geologia da área e o meio ambiente.

Ao longo desses dez anos, o Espaço INB já abrigou 11 exposições temporárias, além das exposições fixas e de palestras e oficinas, disponibilizadas gratuitamente para a população. Aproximadamente 40 mil pessoas participaram das atividades, a maioria estudantes de diversas partes do Brasil. “Ao levar as informações disponibilizadas no Espaço INB para a internet, a empresa está ampliando  o acesso a esses dados e o interesse pelos temas: energia nuclear, meio ambiente e cultura regional. Assim, fechamos a primeira década iniciando um novo ciclo, sempre com o pensamento de fortalecer o relacionamento da empresa com a comunidade, de forma transparente e fundamentada no diálogo”, disse Jane Dantas (GECIN.P), jornalista da INB, e supervisora do Espaço.

A gerente de Comunicação Institucional da INB, Cláudia Guimarães, reforça ainda a importância deste trabalho como um dos principais projetos de comunicação da empresa.  "O Espaço INB  é um agente importante  para a desmistificação da energia nuclear, esclarecendo seu uso para a geração de energia elétrica, medicina e pesquisa, bem como para promover a aproximação da população à empresa e ao conhecimento. A INB se orgulha em poder proporcionar esse centro de informações e dedica  apoio integral para que essa iniciativa se prorrogue por muitos e muitos anos", enfatiza Cláudia.  

Instalado em uma construção no estilo colonial do século 18, restaurada pela INB, no centro da cidade de Caetité, o Espaço INB faz parte do Programa de Inserção Regional aprovado pelo Licenciamento Ambiental conduzido pelo Ibama, e engloba atividades de Comunicação Social, Responsabilidade Social e Educação Ambiental. Tem como objetivo aproximar a empresa da comunidade, tendo em vista que a Unidade de Concentração de Urânio da INB no município baiano é uma área industrial, que fica a 40 km da cidade. 

 

COMPARTILHE NAS MÍDIAS SOCIAIS:

Espaço INB: Praça Catedral, 23 - Centro de Caetité | Telefone: 77-3454.3600
Horário de funcionamento: de terça a sexta, das 9h às 12h e das 14h às 17h.